Configuração do Banco e Criação do Projeto: Exibição Mestre-Detalhe de Registros – Parte 1

Olá pessoal, neste artigo veremos como realizar uma exibição mestre-detalhe de registros, em Windows Forms com a linguagem C# e o banco SQL Server. Acompanhem:

 Introdução – O objetivo deste artigo é mostrar como exibir facilmente um registro e seus respectivos detalhes, usando assim três tabelas. Poderíamos usar facilmente até mais tabelas, mais nesse exemplo usaremos apenas três. Como este exemplo é feito usando como base uma videoaula do Luiz Maia, seguirei à risca o que é descrito lá.

Dito isto, usaremos o banco de dados de exemplo da Microsoft Northwind. Se você não o tem instalado em seu SQL Server, baixe por aqui. Depois de baixado e instalado, você deve anexar o Northwind à sua instância local do SQL Server. Para isso, abra seu SQL, clique com o botão direito em Databases e clique em Attach…;agora clique em Add e vá na pasta C:\SQL Server 2000 Sample Databases, escolha o arquivo NORTHWND.MDF, clique em OK duas vezes e aguarde. Note que o banco foi criado:

Aproveite para “fuçar” o banco, visualizando suas Tabelas, Procedures e Views. Esse banco é muito útil, assim como o AdventureWorks, também de exemplo da Microsoft.

Neste tipo de artigo, poderíamos facilmente fazer todo esse processo via Wizard, sem usar uma linha sequer de código (tem um exemplo disso aqui), mais como o objetivo neste artigo é o de aprender alguns conceitos de ADO.NET, vamos fazer tudo no braço!

Antes de criar o projeto, devemos criar a conexão entre o Visual Studio e o Northwind. Para quem usa Windows 7 (como é o meu caso) o Visual Studio deve ser executado como administrador. Ainda sem projeto criado, abra a janela Server Explorer, clique com o botão direito em Data Connections e clique em Add Connection. Na nova tela, selecione seu servidor SQL, escolha o database Northwind e clique em OK.

Crie um projeto do tipo Windows Forms, dando a ele o nome de ExibicaoMestreDetalhe. No form que se abrir, adicione alguns controles para que o mesmo fique da seguinte forma:

Veja abaixo a sugestão dos ID’s de cada controle que usarei neste exemplo:

  • GroupBox gpbCliente, gpbPedidos e gpbDetalhesPedido;
  • Button – btnAvancar e btnRetroceder;
  • ComboBox cboNome;
  • TextBox txtContato e txtTelefone;
  • Label – lblNome, lblContato e lblTelefone;
  • DataGridView – dgvPedidos e dgvDetalhesPedido.

A ideia é a seguinte: usaremos três tabelas, como já dito anteriormente: Customers, Orders e OrderDetails, traduzindo serão as  tabelas de Clientes, Pedidos e Detalhes do Pedido, respectivamente.

Vá à página de códigos e declare o namespace System.Data.SqlClient, responsável pelas classes do SQL Server:


using System.Data.SqlClient;

Assim finalizo o artigo. Na próxima e última parte faremos toda a codificação necessária e veremos o resultado com a aplicação rodando, não percam!

 Créditos à Luiz Maia, que fez as videoaulas e ao Portal Linha de Código, por onde pude baixá-las (mediante assinatura), estudá-las e posteriormente fazer este artigo.

 Um abraço, e até o próximo artigo

 Wellington Balbo de Camargo

wellingtonbalbo@gmail.com

Expresse sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s